quarta-feira, 19 de maio de 2010

Ação em Brasília - voluntas de POA


No dia 15 de Abril de 2010 em Brasília, o Greenpeace fez uma ação na entrada do prédio do Itamaraty onde se reuniam líderes de Brasil, Rússia, Índeia, China e África do Sul para a cúpula dos Brics. O protesto objetivava lembrar aos governantes que sem energia limpa e florestas não haverá futuro.

Na ação, dois voluntários de Porto Alegre - Ana Paula Pizzinato e Adriano Augusto da Silva de Souza estiveram presentes.

Os policiais que guardavam a entrada do prédio do Itamaraty em Brasília onde ocorria uma reunião entre Índia, Brasil e África do Sul antes da cúpula dos Brics, da qual participariam, além dos dois primeiros países, a China e a Rússia, tomaram um susto quando abriram-se as portas de dois veículos semelhantes aos carros oficiais. Ao invés de autoridades, dele saltaram quatro ativistas do Greenpeace, dois fantasiados como árvores e os outros vestidos como barril de petróleo e painel solar, para protestar contra a falta de um comprometimento claro desses governos com um plano de desenvolvimento limpo – fundamental para reverter, ou ao menos mitigar, os impactos do desmatamento e das energias fósseis no clima do planeta.

A segurança agiu rápido contra os ativistas. Alguns foram jogados no chão e tiveram suas fantasias rasgadas pelos policiais. Quatro foram presos, mas liberados cerca de uma hora depois de levados para a 1ª Delegacia da Asa Sul. Ao todo, oito ativistas participaram da ação, que apesar de ter durado pouco tempo, serviu para lembrar que o encontro dos Brics em Brasília, focado em questões econômicas e financeiras, deixou de fora da discussão a crise do clima. Se ela não for encarada, o mundo corre o risco de, no futuro, nem ter uma economia para ser tema de uma discussão.

(Fonte: http://www.greenpeace.com.br/)


Parabéns aos voluntários que participaram e à equipe que organizou a manifestação!

"É importante não deixarmos cair no esquecimento a discussão que iniciou, com pouco ou quase nenhum resultado, na COP 15. Esta ação do Green mostrou que os governos do Brics (Índia, China, Brasil, Rússia e África do Sul) não estão abertos para as energias renováveis, favorecendo a exploração econômica das energias sujas. O peso global destas economias lhes dá capacidade de influência e liderança no mundo, o engajamento desses governos com energias renováveis - como solar e eólica - é fundamental para provocar uma mudança global no modo de se produzir energia. A ação foi uma forma de chamarmos a atenção para isso, fomos elogiados inclusive pelos policiais que nos deteram, pela nossa luta ambiental e pacifista"
(Ana Paula)

“Além da oportunidade que tivemos de participar de uma ação do Green, tivemos a oportunidade de conhecer voluntários de outros grupos do Brasil. Assim podendo trocar idéias e experiências. O cenário da ação mudou diversas vezes. Mesmo assim, a ação foi um show e todos provaram que podem trabalhar com imprevistos”.

(Adriano)

Veja o vídeo dos bastidores da ação:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Multimidia/Videos/Bastidores-de-uma-acao/

Mais detalhes sobre como foi a manifestação:
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Noticias/Muita-economia-pouca-sustentabilidade/


Um comentário:

Juan disse...

Parabéns a Ana e Ao Adriano mandaram bem e representaram muto bem o grupo
grande abraço