quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Brasil no Dia da Árvore e Dia Mundial sem Carro

Postado Fernanda GreenPOA


O Dia da Árvore e o Dia Mundial sem Carro, celebrados em 21 e 22 de setembro, são símbolos de uma expectativa mundial cada vez maior pela associação de diferentes agendas internacionais a questões ambientais.





















Nesta quarta-feira (21.09), véspera do Dia Mundial sem Carro, será apresentado em Natal o Plano Cicloviário para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte cotidiano, a fim de reduzir a emissão de gases poluentes. A iniciativa para a capital potiguar está sendo desenvolvida em parceria com a Câmara Temática Regional de Meio Ambiente e Sustentabilidade e com a Procuradoria-Geral do Estado do Rio Grande do Norte.

Também hoje, em Salvador, 355 mudas de espécies variadas da Mata Atlântica serão plantadas no Parque Metropolitano de Pituaçu para celebrar o Dia da Árvore. São ingás, jenipapos, cambotas e outras espécies recomendadas por uma equipe de biólogos. O plantio será realizado por funcionários da Arena Fonte Nova, estádio que sediará as partidas da Copa na cidade. As mudas serão doadas por uma instituição sem fins lucrativos que trabalha em prol da preservação de corredores ecológicos na Bahia.



Amanhã (22.09), Dia Mundial sem Carro, tem início em Porto Alegre a construção de uma via exclusiva para bicicletas com 9,4 km de extensão, que integra o Plano Diretor Cicloviário da cidade. No Plano está previsto que, para cada vaga de carro em estacionamentos privados, sejam oferecidos dois metros de ciclovias. O início das obras será marcado por um passeio ciclístico, como estratégia da campanha “Porto Alegre: Eu curto. Eu cuido”, que tem como mote uma sociedade mais consciente e serviços mais qualificados.

VOCÊ SABIA?

• Que 40% da poluição do ar é produzida pelos transportes?
• Que para transportar 50 pessoas em ônibus, são ocupados 50m² de rua, enquanto que usando carros para levar o mesmo número de pessoas são ocupados 267m². Quase 8 vezes mais de espaço?
• Que em Bogotá, na Colômbia, o Dia Sem Carro acontece uma vez por mês?
• Que mais de 40 países, somando mais de 1.000 cidades ao redor do mundo participam do Dia Mundial Sem Carro?
• Que em Belo Horizonte e no Estado de Santa Catarina o Dia Sem Carro é lei?

Nenhum comentário: