quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O Homem Vitruviano Derretendo

Um Alerta


O Desenho “O Homem Vitruviano” que Leonardo Da Vinci fez por volta de 1490 também é considerado frequentemente como um símbolo da simetria básica do corpo humano e, por extensão, para o universo como um todo. Pois este corpo está perdendo suas “simetrias” lá no Ártico como um alerta do que o homem está fazendo com este planeta. 

A obra foi recriada pelo artista John Quigley, no Oceano Ártico, a pedido da organização ambiental Greenpeace. O protesto artístico tem como objetivo chamar a atenção para o derretimento do Ártico e alertar os líderes mundiais para que eles estabeleçam medidas urgentes para conter o aquecimento global. O ser humano é realmente surpreendente. É capaz das maiores atrocidades contra o meio ambiente, mas também é capaz de ter uma idéia genial e criativa para alertar o mundo sobre o degelo no Ártico.

O simbolismo do ato comove na medida em que sabemos que uma grande equipe encampou o projeto e, com esforço de cada um, tornou possível a realização desta esta obra de arte que é muito mais que visual e artística, um verdadeiro grito de protesto e alerta. 

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Esta imagem do Homem Vitruviano derretendo no Ártico realmente vale muito mais que discursos vazios e serve como um chamado para que o Homem (assim mesmo com H maiúsculo, porque somos todos responsáveis) tome uma providência para que o Ártico não sofra mais em consequência dos nossos atos e destrua o Ártico e todo seu meio ambiente. Perderemos muito mais que uma obra de arte com o degelo naquela região. 


Fonte:
http://www.greenpeace.org/international/en/news/Blogs/makingwaves/arctic-sea-ice-meltdown-continues/blog/36654/

Um comentário:

ɱɑuʀi(ɑɳɛ) ® disse...

Seria uma belíssima obra de arte se não fosse tudo tão trágico...
Claro que isso não desmerece o trabalho do artista...
Acho muito triste o nível de desrespeito que o homem chegou em relação ao meio ambiente...
o aquecimento global está tomando proporções apavorantes.

Parabéns pelo trabalho!