sábado, 24 de setembro de 2011

Uma visão do Greenpeace - o nosso desafio

Postado por Fernanda GreenPOA


O Greenpeace surgiu de um protesto contra testes nucleares dos EUA no Alasca, em 1971. Doze americanos que fugiram para o Canadá por não concordarem com a política dos EUA organizaram o protesto, navegando até lá para impedi-los. Os testes nucleares no local foram suspensos, e a região foi transformada em um santuário de pássaros. 


No Brasil, o Greenpeace foi fundado em 1992. Os três escritórios estão situados em São Paulo, Brasília e em Manaus (AM). Os grupos locais de voluntários estão presentes em Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.






O desafio da luta ambiental é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco têm contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas o que está em jogo é, antes de tudo, a vida do planeta e de todos os seus habitantes. É preciso mudar essa realidade. Você tem um papel nessa luta. 


Princípios

O Greenpeace é uma entidade internacional sem fins lucrativos que se baseia em alguns princípios básicos: 

• Pratica o testemunho ocular; 
• É adepto da não-violência, não recuando ao defender suas causas; 
• Caracteriza-se pela atuação de ativistas, que colocam-se pessoalmente como barreira ao dano ambiental; 
• É independente financeiramente de empresas, governos e partidos políticos; 
• Atua internacionalmente, já que as ameaças ao meio ambiente não têm fronteiras; 
• Não estabelece alianças com partidos e não toma posições políticas exceto no que diz respeito à proteção do meio ambiente e da paz; 



O Greenpeace Internacional


Nascido no Canadá, o Greenpeace Internacional tem hoje sua sede em Amsterdã (Holanda). Com o crescimento da organização ainda nos anos 70, tornou-se necessário criar uma instância internacional de decisão e supervisão do trabalho do Greenpeace pelo mundo. O papel do Greenpeace Internacional é o de iniciar e coordenar atividades de campanhas e programas. Há escritórios da organização em 42 países. 


Crises ambientais

O agravamento dos problemas sociais de nações empobrecidas rumo a um mundo insustentável e perigoso é causado por países ricos e industrializados, que continuam a exportar sua contaminação e suas indústrias obsoletas para o resto do mundo. 

Não há respostas parciais para problemas que são globais; Só a mobilização de cidadãos de todas as nações poderá impor aos governos uma mesma e coerente política ambiental para o planeta. O desafio é grande e envolve adversários poderosos, movidos por interesses que pouco têm contribuído para a proteção dos recursos naturais. Mas o que está em jogo é, antes de tudo, a vida do planeta e de todos os seus habitantes. Esse é o nosso trabalho e o nosso desafio.





Nenhum comentário: