quarta-feira, 12 de outubro de 2011

GREENPEACE alegra o dia das crianças pelo Brasil


Postagem Fernanda Freymann/GreenPOA



Aqui em Porto Alegre, no Parque Farroupilha, foram feitas, das 9h às 13h pinturas de rostos e fotos das crianças que posaram com banners do green. Com o tempo nublado por aqui, não podemos montar o stand grande que sempre costuma ficar próximo ao monumento ao Expedicionário, mas, mesmo assim, a festa foi bem legal e os ativistas colheram muitas assinaturas sobre o Código Florestal.


Em Salvador/BA, o evento Preservando o meio Ambiente com Alegria no shopping Paralela, apresentou a atração "Floresta Mágica" em parceria com o Greenpeace, das 13h às 21h  com entrada franca para a felicidade dos pimpolhos!!!
Lá as atrações vão desde exposição fotográfica até uma Árvore Falante que interage com o público infantil. Na verdade, são quatro atrações que acontecem ao mesmo tempo, e com acesso livre para todas as faixas etárias. O Espaço Iglu exibe um filme que tem a proposta de alertar a respeito dos danos sofridos pelo planeta.  Já a  exposição é formada por seis painéis, em que são exibidas imagens de desmatamento em florestas brasileiras, com flagrantes de derrubadas e queimadas das árvores. Por sua vez,  a Árvore Falante, de 4 metros, interage com o público e ensina sobre os cuidados que se deve ter com a natureza.                  

PARABÉNS AOS ATIVISTAS DE SALVADOR!!!


pirua gren peace no guaruja
 No Guarujá, o público poderá saber mais sobre como o meio ambiente está no seu dia-a-dia e como o Greenpeace cria e produz ações práticas em sua defesa.

Quem visitar o local poderá conhecer a exposição fotográfica “Defendendo nossos oceanos” que conta com belas imagens do litoral brasileiro e destaca a biodiversidade marinha e ações do Greenpeace em locais como o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.
As crianças terão a diversão garantida pelo grupo de teatro dos voluntários de São Paulo. Peixe, tartaruga e polvo contam a história “O mar tem que estar para peixe”, que, encenada a cada duas horas, trará a questão da preservação para um contexto infantil.
O Greenpeace é uma organização independente, não aceita dinheiro de governos, partidos ou empresas. Ele existe graças às contribuições de milhões de colaboradores em todo o mundo, defendendo soluções ambientalmente seguras e socialmente justas, que ofereçam esperança para essa e para as futuras gerações.


Uma história para você contar hoje ao seu filho

A origem do nome Greenpeace
O nome da organização veio do acaso. Na ocasião da estréia da organização, para impedir um teste nuclear norte-americano nas Ilhas Aleutas, os ativistas tiveram a idéia de fazer e vender um "button" para ajudar a arrecadar fundos para a viagem. Ela deveria conter as palavras 'Green' (verde) e 'Peace' (paz), que constavam em duas bandeiras separadas, hasteadas a bordo da embarcação da organização, até então conhecida como 'Comitê Não Faça Onda' (Don't Make a Wave Committee). As palavras haviam sido pensadas para expressar a idéia de pacifismo e defesa do meio ambiente, porém, vistas nas bandeiras e separadas, pareciam muito grandes para caber num button, assim foram juntadas e nascia a expressão 'Greenpeace', que passou a ser o nome adotado pela organização.

Campanhas

As campanhas procuram confrontar e constranger os que promovem agressões ao meio ambiente. Dessa forma o grupo conseguiu textos e ações do Greenpeace que procuram atrair a atenção da mídia para assuntos urgentes e conquistou ao longo de sua história algumas importantes vitórias como o fim dos testes nucleares no Alasca e no Oceano Pacífico, o fechamento de um centro de testes nucleares americano, a proibição da importação de pele de morsa pela União Europeia, a maratona à caça de baleias e a proteção da Antártida contra a mineração. No Brasil, o Greenpeace conseguiu vitórias principalmente na Amazônia, denunciando a extração ilegal de madeira da região.

A instituição mantém, ainda, vigilância sobre a exploração do urânio na cidade baiana de Caetité, tendo veiculado o vazamento do minério e a contaminação da água no município por diversas ocasiões, tendo inclusive levado água caetiteense contaminada por vazamento de urânio até ministros do governo Lula, como Carlos Minc, sem que medidas concretas de proteção tenham sido adotadas.

Ecologia urbana

Ecologia urbana é uma nova área de estudos ambientais que procura entender os sistemas naturais dentro das áreas urbanas. Ela lida com as interações de plantas, animais e de seres humanos em áreas urbanas. Ecologistas urbanos estudam árvores, rios, vida selvagem e áreas livres encontrados nas cidades para entender até que ponto esses recursos são afetados pela poluição, urbanização e outras formas de pressão.

Estudos em ecologia urbana podem ajudar as pessoas a verem as cidades como parte de um ecossistema vivo.

Podemos notar claramente, que o meio ambiente foi alterado de forma radical e devido a isto esta área da Ecologia adquiriu uma importância tão grande que a fez torna-la essencial. Nascentes de água e reservas subterrâneas foram infectadas ou extinguidas através da ocupação humana descontrolada. Essa dura realidade se mostra clara quando vemos as grandes cidades com altos índices de poluição ambiental gerada após anos de descaso e só agora estamos sentindo o quanto fomos irresponsáveis ao consumirmos irracionalmente o nosso planeta.


Aplicar políticas que visem criar a conscientização das pessoas e a introdução da cultura de sustentabilidade e ecologia urbana nas populações de todas as faixas sociais é fundamental para garantir uma melhor condição de vida para todos e dar a oportunidade de aprenderem que a utilização de meios sustentáveis pode ser muito mais do que meramente "agir ecologicamente de forma correta"

                                             “Quando a última árvore tiver caído,
quando o último rio tiver secado,
quando o último peixe for pescado,
vocês vão entender
 que dinheiro não se come.”
Greenpeace

Nenhum comentário: