A Moda italiana:  sempre elegante e sofisticada, mas, infelizmente, pode ser  relacionada com a destruição da floresta amazônica . Como a pecuária é responsável por cerca de 80 por cento do desmatamento no Brasil, é provável que o couro dos sapatos brasileiros venham dessas  áreas de desmatamento. Assim, uma equipe de ativistas do Greenpeace montou um photoshoot alternativo na Itália para mostrar esse fato para o mundo e principalmente para as empresas de calçados.
A passarela foi o show Linea Pelle em Bolonha, onde os participantes foram recebidos com a mensagem "Salvati la pelle". Em italiano, "pelle" significa vida, assim como o couro, por isso se traduz como 'salvar a sua pele "ou" salvar o couro "- faça a sua escolha.
Top models italianos desfilaram em frente a imagens de florestas intactas da Amazônia, que em seguida foram trocadas pela mensagem "Salvati la pelle". A finalidade dessa mensagem foi atingir as empresas produtoras de couro, lembrando-lhes que os fabricantes que usam couro em seus produtos - calçados, bolsas, jaquetas e assim por diante - são responsáveis pelo desmatamento também.
Já existe um acordo entre as empresas brasileiras de gado para que não colaborem com o  desmatamento. Depois de uma investigação de três anos expusemos o problema. Você pode  exercer pressão sobre as marcas de sapatos, que acordaram com seus fornecedores de couro a inscrição no acordo. As maiores empresas do Brasil que tratam com bens de carne e couro - JBS, Marfig e Minerva - se inscreveram.
Porém descobrimos que pelo menos uma empresa não está cumprindo os seus compromissos-JBS. Encontramos mais de uma dezena de fornecedores da JBS  que não estão cumprindo com o acordo. Isso significa que eles têm ligações com o desmatamento ilegal, a escravidão e o uso de terras indígenas.
As evidências mostram que alguns animais fornecidos a JBS este ano vieram de fazendas em terras tomadas dos Xavantes. Fazendas de gado e campos de forragens assumiram terras indígenas, os rios secaram ou tornaram-se contaminados. A pesca tornou-se impossível. Há ainda inúmeros relatos de conflitos entre agricultores e Xavantes.
Em parte, esta situação pode ser verificada nas alterações propostas ao Código Florestal do Brasil - a lei que protege a floresta amazônica. Se essas mudanças passarem  (a presidenta brasileira deverá considerá-las em breve), então a área disponível para o desmatamento legal aumentará enormemente, e qualquer um que esteja envolvido em casos anteriores de desmatamento ilegal ficará impune. Logo, poderá aumentar também o nível recente do desmatamento, já que os  madeireiros  poderão contar com uma antecipação dessa anistia para obter vantagens.
E, enquanto a indústria da moda não tem necessariamente a capacidade de preservar o Código Florestal do Brasil, ela usa um grande montante de couro brasileiro.
Leia o relatório completo Broken Promises: Veja como a indústria do gado na Amazônia ainda está ligada ao desmatamento, ao trabalho escravo e a invasão de terras indígenas