terça-feira, 1 de novembro de 2011

As soluções do Greenpeace para as Florestas




Florestas - soluções

A Proteção das florestas não se resume apenas em preservar a biodiversidade e defender os direitos das comunidades florestais, é também um dos meios mais rápidos e eficazes para deter a mudança climática. O Greenpeace está em campanha para desmatamento zero, globalmente, até 2020.



O Greenpeace está em campanha visando um futuro de prosperidade para as nossas florestas, um futuro sem desmatamento, com um ar limpo e com sustentabilidade para a população local e suas economias. Isso não é utopia e pode ser alcançado. 
É ambicioso, mas é possível. Na verdade, porque parar a destruição da floresta é uma das maneiras mais fáceis e mais rentáveis ​​para evitar uma mudança climática catastrófica.
Para proteger esses ecossistemas preciosos, a comunidade internacional , corporações ,comunidades indígenas e os indivíduos terão de trabalhar juntos em um esforço, sem precedentes.

O Greenpeace está em campanha para concretizar esta visão de várias maneiras:

Ação corporativa

Se as empresas têm a capacidade de destruir as florestas do mundo, elas também têm o poder para ajudar a salvá-las. Nós investigamos com intuito de  expor e confrontar o abuso ambiental por corporações de todo o mundo, pedindo aos nossos apoiantes para tomar medidas pelo planeta. Como resultado, muitas empresas multinacionais mudaram suas práticas, mas ainda há um longo caminho a percorrer para proteger as florestas do mundo.

O poder do consumidor

A conversão de florestas insubstituíveis em produtos de consumo como tecidos, livros, papel, ingredientes alimentares e pasta de dentes é um dos grandes crimes ambientais do nosso tempo. Mas, na batalha para proteger nossas florestas, os consumidores têm o poder. Não acreditam? Basta perguntar a Unilever, Nestlé, Kraft e McDonald, todos eles mudaram suas políticas após a pressão exercida por nossos colaboradores e por todos que nos apoiam.

Soluções políticas

O Greenpeace está em campanha para uso de um mecanismo internacional  globalmente conhecido como REDD  (Redução de Emissões de degradação e desmatamento). Se for bem feito, REDD poderia beneficiar toda a humanidade, a biodiversidade e o clima. No entanto, alguns governos e indústrias estão fazendo lobby pesado para minar REDD - ou injustamente lucrar com isso - e nas comunidades florestais muitos estão sendo deixados de fora das discussões que afetam diretamente suas vidas.

Comunidades florestais

O Greenpeace trabalha com as comunidades indígenas ao redor do mundo na linha de frente da destruição da floresta - apoiando a demarcação das fronteiras tradicionais e eco-iniciativas florestais e oferecendo uma plataforma global através da qual estas comunidades podem abordar o resto do mundo. Por quê? Acreditamos que, se essas comunidades forem capazes de manter o controle de suas florestas, protegerão os seus recursos para o seu futuro e o futuro do planeta. 

O Forest Stewardship Council (FSC)

O Manejo florestal ecológica e socialmente responsável pode, e está, sendo praticado por algumas empresas. Este tipo de manejo florestal procura garantir que o ecossistema florestal não seja danificado, que apenas pequenos volumes de árvores sejam extraídos, e que os impactos sobre a vida vegetal e animal sejam mínimos. O FSC, uma organização internacional, associação sem fins lucrativos, foi criado em 1993 para que os compradores corporativos e o público possam identificar os produtos que vêm de florestas gerenciadas de forma responsável.

fonte: greenpeace internacional
postado por Fernanda Freymann/GreenPOA

Nenhum comentário: