terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Greenpeace na Proteção das Florestas


A Proteção das florestas

Nós fazemos campanha para a proteção das florestas, porque, sem florestas saudaveis, o planeta Terra não poderá sustentar a vida. Oitenta por cento das florestas do mundo têm sido degradadas ou destruídas. O Greenpeace está em campanha tanto para o desmatamento zero até 2020 como para proteger o que resta destes ecossistemas.

Evoluindo ao longo de milênios, as florestas tropicais são um dos maiores celeiros de diversidade da natureza na Terra; de todas as espécies do mundo, cerca de dois terços vivem em florestas. Muitas dessas criaturas raras - orangotangos, tigres, onças, elefantes e rinocerontes estão cada vez mais ameaçados de extinção.
Mas a importância das florestas se estende muito além de suas próprias fronteiras.Florestas ajudam a regular o  clima  na  terra porque armazenam cerca de 300 bilhões de toneladas de carbono - cerca de 40 vezes as emissões anuais de gases de efeito estufa dos combustíveis fósseis.
Quando são destruídas, o carbono é liberado na atmosfera como dióxido de carbono, o gás de efeito estufa que causa as mudanças climáticas. A destruição das florestas é responsável por até um quinto das emissões mundiais de gases de efeito estufa - mais do que todos os carros, caminhões, navios e trens do planeta juntos.
Florestas também regulam o fluxo de água e chuva, dependendo delas nossas colheitas e alimentos. A perda de floresta em uma parte do mundo podem ter impactos graves em outro; a perda de floresta na Amazônia e na África Central pode severamente reduzir as chuvas no Centro-Oeste EUA, por exemplo.
Como tantas florestas do mundo já foram destruídas, precisamos urgentemente proteger o que resta. No entanto, a indústria ainda é implacavel na conversão de florestas em produtos descartáveis ​​que acabam em nossas cestas de compras. Empurra as espécies à extinção, destruindo vidas e os meios de subsistência das comunidades florestais, além de exacerbar a mudança climática global.


O homem queima a terra para plantar ou criar gado no Brasil.
O Greenpeace está em campanha para zerar o desmatamento global, até 2020.
Para conseguir isso, desafiamos indústrias destrutivas a mudar suas práticas , e inspirar a ação do consumidor para exigir que os nossos produtos, alimentos, papel e madeira não estejam ligados a destruição da floresta.
Nós acreditamos que acões coordenadas internacionais e políticas locais são necessárias para proteger as florestas do mundo, os direitos das pessoas que dependem delas, a biodiversidade e o clima.
Trabalhamos ao lado  das comunidades indígenas, na linha da frente  da Amazônia , Congo , Indonésia - para investigar, documentar, expor e tomar medidas contra a destruição das florestas.
Com a ajuda de centenas de milhares de colaboradores é que nós ganhamos algumas vitórias surpreendentes.  O Great Bear Rainforest no Canadá tem sido protegido e está sendo gerenciado de forma sustentável. 80 mil hectares de florestas do norte de pastoreio de renas finlandesas  foram protegidos , e, graças à pressão, gigantes multinacionais como a Nestlé e a  Unilever têm mudado suas políticas de abastecimento de óleo de palma para ajudar a proteger as florestas tropicais da Indonésia e turfeiras.
Nos últimos anos, a possibilidade de um quadro político global para reduzir as emissões por desmatamento e degradação ( REDD ) moveu-se firmemente na agenda política internacional. 

O Greenpeace está em campanha para fazer o certo. As pessoas e o clima podem se beneficiar da biodiversidade e proteger as florestas do mundo ao mesmo tempo.

Mas, no tempo que você levou para ler esta página, uma área de floresta do tamanho de 35 campos de futebol foi destruída. Florestas extraordinárias e insubstituíveis do nosso planeta precisam ser protegidos. Contamos com você !

fonte: GreenInternacional

postado por Fernanda Freymann GreenPOA

Nenhum comentário: