Dilma balão Brasil Amazônia
Há quase um ano,a presidente brasileira, Dilma Rousseff disse algo que fez muito sentido: " O Brasil pode expandir sua produção agrícola sem cortar ." Concordo. 
Um ano depois, no entanto, a presidente parece estar mais focada em projetos de infra-estrutura que causarão mais desmatamento, em vez de detê-lo. 24 de outubro foi um feriado em Manaus, a maior cidade da Amazônia brasileira...
Isso porque a presidente brasileira, Dilma estava no coração da Amazônia para abrir 
uma nova ponte. Três e meio quilômetros de comprimento sobre o rio, esta nova ponte abre o acesso para o desmatamento de áreas que antes eram de difícil acesso e, portanto, não economicamente viáveis. O impacto para o "outro lado" do rio deverá ser dramático nos próximos anos. Na ocasião, o Greenpeace se fez presente ao voar 18 metros num balão com banners!!!
A presidente comemorou esta abertura da Amazônia num momento em que o debate sobre mudanças no código florestal  assolava o Senado brasileiro. A Presidente Dilma se comprometeu a vetar partes da proposta que aumentaria o desmatamento. No entanto, ela tem sido totalmente silenciosa sobre o Código Florestal, não tomando nenhuma ação visível que permita o cumprimento de seu compromisso eleitoral.
As ações falam mais alto que palavras. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência concordam com Dilma: O Brasil pode crescer sem mais desmatamento . As pastagens para o gado na Amazônia são atualmente subutilizadas: 1,1 vacas por hectare de terra desmatada. Academia Brasileira de Ciências e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência defendem a agricultura e pecuária integração na mesma área por meio de manejo de pastagens com base na correção do solo, na adubação e no uso de outras técnicas, que já provaram serem bem sucedidas em várias regiões do Brasil. Há espaço para aumentar a produtividade desta terra, permitindo o crescimento continuo sem a destruição da floresta. No próximo ano, o Brasil será o anfitrião para a Cúpula da Terra da ONU, no Rio de Janeiro. As corporaçõesgovernos e a sociedade civil estão chamando a presidente Dilma para demonstrar liderança ambiental global na conferência vetando as mudanças no Código Florestal.  A Presidente Dilma tem o poder de decidir o destino do Código Florestal e o compromisso do Brasil para deter o desmatamento e mudar o clima. Mas agora, só o tempo vai dizer se ela fará  mais do que abrir pontes ou começar a construí-las entre o ambiente e a economia. Investirá ela em uma economia de desmatamento zero?  Uma coisa é certa Presidenta, o mundo está assistindo.
Fonte: Green Internacional - Stephanie Goodwin - 27 out 2011