sábado, 10 de dezembro de 2011

Greenpeace teve Diretor-executivo banido da COP


Kumi Naidoo e outros nove ativistas do Greenpeace tiveram a credencial cancelada e não poderão acompanhar o restante da Conferência do Clima da ONU

O diretor-executivo do Greenpeace Internacional, Kumi Naidoo, foi retirado na tarde de hoje pela polícia do centro de convenções de Durban, na África do Sul, onde acontece a COP-17, a Conferência do Clima da ONU.
Veja vídeo do momento da expulsão de Kumi:
Junto com outros nove ativistas do Greenpeace, Kumi, que também é sul-africano, teve sua credencial para a convenção cancelada e não poderá acompanhar o restante da cumbre mundial.
O motivo da expulsão foi um protesto pacífico realizado do lado de fora do plenário da reunião junto com ativistas de ONGs internacionais como 350.org, Amigos da Terra, AVAAZ. Ali presente estava também Mohaemmed Shareef, ministro de meio ambiente das Ilhas Maldivas, um dos países que correm risco de desaparecer por causa dos efeitos das mudanças climáticas.
“Estamos aqui com os países mais vulneráveis do planeta, cuja necessidade de sobrevivência básica não foi atendida pelos homens e mulheres que participam desta conferência”, disse Kumi antes de ser retirado do edifício. “Estamos aqui para fazer um apelo aos ministros de governos para que escutem o povo e não os poluidores. A delegação dos Estados Unidos está, neste momento, organizando, linha por linha, os meios pelos quais países membros das Nações Unidas serão erradicados do mapa. Nós não vamos tolerar isso.”
“Enquanto as pessoas pedem ações urgente para proteger o clima e salvar vidas, é uma brutal ironia que a delegação dos Estados Unidos continue a ter poder para continuar obstruindo qualquer progresso”, disse Kumi após sua expulsão. “Peço ao povo americano, em cujo nome isto tem sido realizado, para considerar por um momento o que ele faria se soubesse que uma conferência como esta está tramando varrer grandes nações do mapa.”
Green Br

Nenhum comentário: