segunda-feira, 16 de abril de 2012

Cozinha Solar no Parque Redenção

Texto: Valdeci C. de Souza 

Mais uma vez a “Cozinha Solar” voltou à praça. Devido ao grande sucesso da primeira edição, era natural que o grupo de voluntários do Greenpeace Porto Alegre tivesse motivação suficiente para mais uma apresentação deste evento. E, como não poderia deixar de ser, outro grande sucesso de público. Crianças, jovens, pessoas da terceira idade, homens e mulheres, todos muito interessados (e entusiasmados) por conhecerem as possibilidades da energia solar. 






A instalação do Ponto Verde ocorreu no último domingo, das 9h às 17h, no Parque Redenção. De início já foi atraindo a atenção das pessoas que circulavam. Curiosas foram se aproximando e, aos poucos, começaram a fazer perguntas sobre o funcionamento do forno solar e sua fabricação. Queriam saber como era possível transformar uma antena parabólica em um potente aquecedor solar para cozimento de diversos alimentos e aquecimento de água. Outros mostravam interesse no protótipo de aquecedor solar feito com garrafas Pets e como tornar prático os conhecimentos ali adquiridos. 

Por sorte, nosso Ponto Verde foi ladeado por dois eventos artísticos que ajudaram a trazer mais público para a nossa causa: Do lado direito um grupo de teatro de rua vez apresentação de um espetáculo muito interessante com seus figurinos, caracterização de atores e fogos de artifícios. A nossa esquerda, o "Conjunto Bluegrass Porto-Alegrense", já bastante conhecido dos gaúchos, também fez sua apresentação musical. Assim, foi possível trabalhar ouvindo uma boa trilha sonora em boa parte no período da tarde. Após o término dos espetáculos, parte da audiência se dirigiu para nosso acampamento e também tomaram conhecimento das causas ali defendidas e divulgadas pelo grupo. 





























Muitos questionamentos e dúvidas das pessoas que circularam pelo Ponto Verde foram sanados, com prazer, por todos os voluntários presentes. A alegria maior foi notar o entusiasmo de todos com o aprendizado sobre energia solar. Acima de tudo, foi gratificante perceber que grande parte do público entendeu que é possível fabricar os mesmos equipamentos solares ali expostos. 

Durante todo o dia foi possível colher dezenas de assinaturas para a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) para a criação da lei do Desmatamento Zero e também contra as Usinas Nucleares. 


Nenhum comentário: