segunda-feira, 25 de junho de 2012

Uma Guerreira na Rio+20


Este blog tem a honra de apresentar aos seus leitores, mais um texto de uma pessoa que fez história e esteve no centro dos acontecimentos na Rio+20: O relato de hoje é de Elissama Menezes.

Na realidade, Elissama é muito mais que uma simples voluntária do Greenpeace de Salvador. Ela é uma baiana que faz a diferença. Com seu sorriso cativante e jeito de menina sapeca, luta com garra, determinação e coragem por seus ideais. Sempre se faz presente em ações em defesa do meio ambiente. Com certeza muito ainda vamos ouvir falar sobre esta guerreira e suas atuações com o Greenpeace.  

Por seu trabalho e sua luta (pacífica) em prol de um planeta mais sustentável, o Grupo de Voluntários de Porto Alegre tem a dizer que sente o maior orgulho desta baiana retada e, de pé, bate palmas!

Acompanhe abaixo o relato de Elissama Menezes na Rio+20.

__________________________##__________________________________

A Guerreira Elissama Menezes

“Por que um barco e não um avião?”



Foi essa a pergunta que uma garotinha de nove anos me fez quando esteve no Rainbow Warrior III na visitação pública no Rio de Janeiro. “Por que melhor que ter um avião ou um navio, é ter um peixe que voa!” Com essa resposta preenchi esse infinito mundo de curiosidades da pequena e ao mesmo tempo me senti plena com a definição que mais se aproxima do que realmente sinto ao estar nesse navio: Algo entre flutuar e navegar.

E nesse embalo chegamos à cidade maravilhosa para comemorarmos os vinte anos do Greenpeace no Brasil e marcar presença na Rio+20. Assim como o segundo Rainbow Warrior esteve na Eco 92. Este evento é considerado, inclusive, a fundação do primeiro escritório do Greenpeace no Brasil.

A inércia dos lideres mundiais (já esperada por todos) é tema para outro blog. Na rua, com a participação popular, a conferência aconteceu de forma ativa, criativa e consistente.

No navio em particular, as mudanças aconteceram não só para quem chegava para conhecê-lo, mas também para quem trabalhou duro, todos os dias, para fazer da visitação ao Rainbow Warrior III um evento marcante na vida dos seus visitantes. Recebemos mais de três mil pessoas por dia! Filas com tempo de espera de até três horas. Jovens, adultos, criancas, idosos, pessoas com necessidades especiais... Todos resistentes a tudo para desfrutar de quinze minutos de visitação ao navio. Quinze, porém mágicos minutos!

Todos unidos por um planeta mais verde e azul
Do outro lado, a equipe do Greenpeace também mostrou ativismo, comprometimento e amor a causa. Trabalhamos duro, todos os dias, com um sorriso no rosto, muita animação e a certeza de que a nossa missão estava sendo cumprida por todos os voluntários. Não só para tornar possível que o público visitasse o RW III, mas também sensibilizar a todos para assinarem a favor da lei do Desmatamento Zero. Cada assinatura que recolhemos, cada reflexão que incitamos (de como é possível navegar com seguranca, conforto e tecnologia em harmonia com o meio ambiente) valeu à pena.

Em particular ver as pessoas não desanimarem e aguentarem o tempo de espera para saber mais sobre a nossa causa foi maravilhoso! Olhar para o lado e ver todas as equipes do Greenpeace reunidas para tornar possível este evento foi gratificante. Fotógrafo/vídeo, staff, voluntários, dds, campaigners, comms... Todos trabalhando com um sorriso no rosto e não se deixando vencer pelo cansaço, foi mágico! Ter a oportunidade de compartilhar o tantinho do que acredito para as pessoas foi impagável e assim fizemos revolução. A verdadeira. A efetiva. Aquela que toca e move as pessoas: A consciência de que é possível um mundo mais verde e sustentável. Assim movemos o mundo.

Aos mais pessimistas, a Rio +20 não passou de um retrocesso. Aos avisados a ausência de bons acordos já era esperada. Aos que saíram às ruas e compartilharam o que acreditavam, devo dizer que revolucionamos!




Nenhum comentário: