sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Palestra no Colégio Estadual Ruben Berta

Texto: Valdeci C. de Souza 

Palestra para duas turmas do Primeiro Ano do Ensino Médio  do Colégio Estadual Ruben Berta 
Nesta Sexta-Feira (17/08), O Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre, através do seu GTEscola, ministrou mais uma palestra com a temática "Mudanças do Clima". O encontro desta Sexta-Feira de um dia de verão de 31ºC em pleno inverno do mês de agosto ocorreu em razão do convite da Professora Kelly Espíndola do Colégio Estadual Ruben Berta (Av. Saturnino de Brito, 1.400 - Vila Jardim, Porto Alegre, RS.).

Por problemas de conflitos de agendas, a dupla formada pelos voluntários Linda Roveda e Valdeci C. Souza, que até a presente data vinham ministrando estas palestras em dupla, teve uma pequena alteração na dinâmica de apresentação com a ausência da palestrante Linda. 

A preocupação dos alunos com a reciclagem 
De qualquer forma, a palestra ministrada pelo voluntário Valdeci ocorreu sem maiores dificuldades e tudo saiu conforme o esperado. Segundo declarações dos professores presentes, as expectativas foram superadas e foi possível transmitir a mensagem de conscientização ambiental aos alunos do Colégio Estadual Rubem Berta. 

A palestra ocorreu das 8h30 às 10h e contou com a presença de duas turmas do primeiro ano do ensino médio num total de aproximadamente 50 alunos. Assistiram a palestra multimídia, além dos alunos, a Vice Diretora Ivalcir, a Supervisora Carmen e as professoras Cláudia e Kelly Espíndola. 

Colaboraram para a realização deste evento a Professora Gisele, que auxiliou o voluntário na parte técnica (instalação de projeção e som) bem como a disponibilização de uso do auditório e a Professora Kelly que fez algumas  fotos que ilustram esta matéria. A ambas o GTEscola do Greenpeace Porto Alegre agradece.  

Profrª Kelly assinando a  Petição Desmatamento Zero
Durante o encontro foi possível responder algumas perguntas e sanar algumas dúvidas sobre aquecimento global, energias limpas e sustentabilidade. O tema mais debatido foi a reciclagem. Alguns alunos questionaram o voluntário sobre a importância da reciclagem e qual o papel desempenhado pelos pessoas que vivem economicamente desta atividade na sociedade de consumo. O debate foi quente... 

Após a palestra, alunos, professores e membros da direção da escola foram convocados pelo voluntário a assinarem a Petição do Desmatamento Zero. Ato este, diga-se, prontamente aceito por todos. Muitas assinaturas foram obtidas no Colégio Estadual Ruben Berta. 
   
Material doado ao Colégio E. Ruben Berta

Para finalizar o encontro, a Vice-Diretora Ivalcir recebeu, para o acervo da biblioteca da escola, materiais gráficos sobre campanhas e relatórios do Greenpeace. 

Estas palestras são um trabalho gratificante a quem a faz na medida em que é possível conscientizar as pessoas da necessidade de atitudes mais sustentáveis e de práticas ecologicamente corretas no dia a dia.  

Também é importante para quem assiste porque toma ciência destas questões implicando, com certeza, novas atitudes e comportamentos na defesa do meio ambiente.  






Galeria de Fotos da Palestra no Colégio Estadual Ruben Berta 

Nenhum comentário: