segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bicicletas e Livros no Dia Mundial Sem Carro

A dedicação e assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero dos simpáticos "azuizinhos" de P. Alegre
Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan / Amanda / Valdeci 

No Dia Mundial Sem Carros (22/09), os voluntários do Greenpeace Porto Alegre Alan, Amanda, Denise Souza, Matheus e Valdeci rumaram para o estacionamento da Usina do Gasômetro para montarem a tradicional Vaga Viva. Para este evento, o Greenpeace Porto Alegre contou com a parceria estimulante e bem-vinda do Piquenique da Leitura de Porto Alegre representado por Sílvio Wolff e Patti Cruz Arteterapia. 

Uma parceria que deu certo: Piquenique da Leitura e Greenpeace
O evento serviu para conscientizar a população da necessidade de usar transporte público, bicicleta ou mesmo a boa e velha caminhada como medida de diminuir as emissões de gases do efeito estufa e não aumentar ainda mais os efeitos do aquecimento global.

Na oportunidade, os voluntários colheram cinquenta assinaturas para a campanha do Desmatamento Zero

Coincidentemente, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre lançou na mesma data, o projeto "BIKE POA" de locação de bicicletas públicas à população da capital gaúcha a exemplo do que já ocorre na Europa e em outras capitais do Brasil. Como coincidências não existem, lá estava o Greenpeace neste importante evento em que o mundo busca alternativas para deixarem o carro na garagem e priorizar o transporte público e/ou o uso da bicicleta como meio de locomoção. 

Bicicletas Públicas para a população Gaúcha 
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) também esteve na Usina do Gasômetro realizando uma atividade de educação ao trânsito com suas barracas e folhetos para distribuição à população presente ao evento. Muitos agentes de trânsito circulavam no local e todos assinaram a petição do Desmatamento Zero e também ajudaram o Greenpeace a colher assinaturas dos motoristas que paravam seus veículos nas "blitz" que realizávamos nas imediações. Foi uma parceria bastante significativa e os "azuizinhos" (como são chamados os Agentes de Trânsito na capital gaúcha) mostraram-se atenciosos, educados e prestativos. 

Blitz dos "azuizinhos" do Greenpeace
Foi uma manhã de muitos sucessos e ótimas parcerias: O Piquenique da Leitura com seus livros, a EPTC com sua exposição de educação ao trânsito, o município com o lançamento do projeto "BIKE POA" e o Grupo de Voluntários do Greenpeace Porto Alegre com a petição do Desmatamento Zero e conscientização ambiental. 
50 assinaturas para a Campanha do Desmatamento Zero 


Nenhum comentário: