domingo, 6 de outubro de 2013

Ativismo Não é Crime. Libertem Ana Paula Maciel!

Ação em solidariedade aos ativistas presos na Rússia 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 

Para exigir a libertação dos 28 ativistas do Greenpeace e 2 fotógrafos freelances presos na Rússia acusados de pirataria, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre realizou, neste sábado 5 de Outubro, ato de solidariedade no Parque da Redenção próximo ao Arco do Triunfo. 

Varal com mensagens para Ana Paula Maciel 
Manifestação idêntica aconteceu em mais de 140 cidades em 47 países formando assim uma corrente de solidariedade e de esperança pela liberdade dos ativistas presos por um ato pacífico de proteção ao Ártico contra a exploração petrolífera. 

Vestidos de branco e empunhando cartazes "Libertem Nossos Ativistas" e "Libertem Ana Paula. Libertem Nossos Ativistas", os voluntários do Green de Porto Alegre explicavam, às pessoas presentes no parque, a razão da manifestação de apoio aos ativistas presos e convidavam a todos para escreverem mensagens para a única brasileira presa na Rússia, a bióloga de 31 anos Ana Paula Maciel de Porto Alegre. 

77 mensagens de apoio e esperanças para a Gaúcha Ana Paula Maciel, nossa guerreira do arco-íris 
As mensagens, aos poucos, foram se acumulando no varal e, desta forma lúdica, inspiravam outras pessoas a também seguirem o exemplo de manifestarem sua solidariedade e desejo de liberdade aos ativistas injustamente presos e acusados de pirataria no Ártico. 

Estas mensagens de apoio repletas de energias positivas serão enviadas à gaúcha na Rússia para que ela saiba que o povo gaúcho está do seu lado e vai lutar por sua liberdade. Afinal, somos um povo aguerrido e forte e vamos pelear até o fim! 

Força, guria! Estamos esperançosos pela tua liberdade! 

"Queremos demonstrar solidariedade, mas também trazer uma mensagem de paz e alegria. Uma acusação de pirataria contra um protesto não violento é um grave precedente contra a liberdade de expressão. Aqueles ativistas estavam lá em defesa do Ártico e do planeta e agiram de modo pacífico, como sempre fizemos ao long odos nossos 40 anos de história" disse Fernando Rossetti, Diretor-executivo do Greenpeace Brasil em evento idêntico realizado em São Paulo, SP. 

Voluntárias do Green agindo em defesa de Ana Paula 
Ao final do ato, foram contabilizados 77 mensagens emocionadas e sinceras de homens, mulheres e crianças preocupados com a proteção do nosso planeta e pelo direito ao protesto pacífico e pela liberdade de expressão.  

O vento que fez tremular as mensagens no varal levaram, com certeza, energia positiva para Ana Paula e a sensação de conforto espiritual para sua família. 

Leisinho, um voluntário que nos inspira sempre! 
Acreditamos que um mundo melhor é possível e não vamos nos intimidar. Vamos continuar no nosso direito de protestar pacificamente para salvar o Ártico e tornarmos este planeta mais verde e sustentável. 

Ajude-nos a libertar Ana Paula Maciel e os demais ativistas presos na Rússia acusados, ilegalmente, de pirataria. Clique aqui e participe!






Nenhum comentário: