sábado, 2 de novembro de 2013

Chimarrão Solidário Pelos Ativistas Presos

Texto: Heberton Júnior; Fotos: Alan Santos 


As manifestações de apoio aos 28 ativistas do Greenpeace e dois repórteres presos pela Rússia durante um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico continuam em todo o mundo. Em Porto Alegre o sentimento é ainda mais forte, pois entre os ativistas presos está a gaúcha e porto-alegrense Ana Paula Maciel.

Quando está em Porto Alegre, Ana Paula costuma passear pelo Parque Farroupilha (Redenção), aproveitando o sol e tomando chimarrão. Por isso no último domingo (27 outubro), a família e amigos da ativista organizaram uma roda de chimarrão solidário pedindo a libertação imediata de todos os presos. Voluntários e colaboradores do Greenpeace estavam presentes apoiando o ato, que foi realizado próximo ao monumento do expedicionário e chamou a atenção de quem passava pelo local.

A família e amigos de Ana Paula montaram um painel com fotos e cartas da ativista, que desde criança tinha o sonho de trabalhar pelo meio ambiente e salvar o planeta. Hoje presa em uma cela fria da Rússia, Ana Paula sente falta da família, amigos, do calor do sol e chimarrão que tantas vezes a aqueceram na Redenção.

Muitas pessoas que passeavam pela Redenção demonstraram seu apoio à ativista através de recados deixados em uma enorme faixa e também em um varal de mensagens. Entre centenas de mensagens, destacou-se o agradecimento e solidariedade, pedindo para Ana Paula “não desistir da peleia”.

A roda de chimarrão encerrou-se com a certeza de que Ana Paula e os demais ativistas são verdadeiros guerreiros por acreditar e lutarem por um mundo melhor, onde santuários como o Ártico sejam respeitados e a biodiversidade preservada.





Você também pode ajudar a libertar os ativistas presos injustamente, acesse e envie um e-mail à embaixada russa e à Presidenta Dilma: http://bit.ly/LibertemOs30

Nenhum comentário: