segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Palestra na AEP SENAI Montenegro


Sala cheia de jovens interessados no Aquecimento Global

A convite da instrutora Ivana Silva, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, participou da "Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho FIERGS SENAI" na instituição AEP SENAI, de Montenegro, RS. 

Nossa participação nesta semana importante de palestras, atividades e conscientização, deu-se com uma palestra realizada para mais de 80 aprendizes no dia 26 de Novembro de 2014 das 13h30 às 16h30. 

Ao chegarmos à instituição, fomos recebidos pela instrutora Ivana e o seu pessoal da secretaria: Júlia, Adriana e Patrícia. Nossa surpresa foi constar a beleza do jardim muito bem cuidado pelo Seu Luiz, jardineiro devidamente paramentado para seu ofício; lixeiras com suas cores para uma coleta seletiva e o fato de que cada funcionária possuía sua própria garrafinha personalizada para água. ]assim, eles evitam usar os famigerados copos plásticos.  

Atentos e participativos. 
Além dos alunos, assistiram a palestra os instrutores Alexandre Santos (Elétrica), Cláudio Motta (Mecânica) e a assistente técnica da secretaria Júlia Mara Hamann. Os temas tratados foram: A história do Greenpeace e suas ações no Brasil e no mundo; Aquecimento Global e toda esta questão de gases do efeito estufa; Sustentabilidade, Reciclagem, Obsolescência programada; campanhas do Desmatamento Zero e demais temas relacionados com as atividades desenvolvidas pela ONG. Foram três horas de troca de informações e aprendizado. 

A intérprete de libras e sua arte de transmitir a palestra 
Toda a palestra foi transmitida na linguagem de libras para 12 aprendizes surdos/mudos que a instituição mantém no seu quadro. Nosso agradecimento especial para a Sra. Anne que fez este brilhante trabalho. A Moça nunca pensou que traduziria tanto por tanto tempo. Mas fez seu trabalho de forma fantástica! 

O legal foi constatar que existe na instituição um grupo de alunos que estuda e viabiliza questões ambientais a serem colocadas em prática na escola. As tais garrafinhas personalizadas foram sugestões deste grupo. Agora estão pensando em colocar lâmpadas de movimentos em alguns lugares para economizar energia. Claro que os instrutores assinaram nossa petição do Desmatamento Zero! 
Assistente Júlia Assinando Petição DZ


O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre que estiveram presentes neste encontro foram: Denise, Reginaldo e Valdeci, acompanhados, claro pela mascote do grupo a menina Luíza. Foi uma tarde inspiradora onde foi possível regar as sementes já plantadas de conscientização ambiental naquele jardim maravilhoso. Foi também possível aprender com os jovens e perceber que um outro mundo é possível. Um mundo mais pacífico, verde e sustentável. 



Materiais gráficos do Greenpeace doados para a biblioteca da escola 

Nenhum comentário: