segunda-feira, 18 de maio de 2015

Capacitação Para Palestrantes, Mantra Solar e Ponto Verde: Um Fim de Semana de Muitas Atividades

Capacitação para novos palestrantes e Mantra Solar na Casa de Cultura Mário Quintana 

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 

Quem disse que vida de voluntário é fácil? Que o digam a gurizada verde do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre. Este fim de semana foi puxado com muitas atividades ao mesmo tempo, aqui e agora. Capacitação para novos palestrantes e Mantra Solar  na Casa de Cultura Mário Quintana no sábado. No domingo, o grupo já estava na ativa novamente, realizando a Campanha do Desmatamento Zero conscientizando a gauchada pela preservação das nossas matas nativas na Usina do Gasômetro. .

Gente comprometida é isso. Não tem este negócio de fim de semana sentadinho no sofá assistindo a vida passar na tela do Plim-Plim. O jeito é arregassar às mangas, sair da zona de conforto e procurar a melhor maneira de fazer a diferença neste planeta já não tão azul. E esta gurizada não deu mole para o tão esperado descanso do fim de semana.

Mas vamos relatar tudo direitinho pra vermos o quanto esta moçada medonha faz por merecer o título de Guerreiros do Arco-Íris:

Mantra Solar com Michelle e Thamara 
O grupo tem carência de novos palestrantes em razão da grande demanda das escolas por palestras sobre nossas campanhas e nossa história de luta. Assim, o voluntário Valdeci ministrou um curso de capacitação para os interessados em participarem do Projeto Escola que realiza este importante trabalho junto às instituições de ensino interessadas.

A capacitação ocorreu no sábado na Casa de Cultura Mário Quintana, das 15h às 17h. Os voluntários assistiram um breve relato de como falar em público para melhor desempenharem a função de palestrante e, em seguida, assistiram a palestra que normalmente as escolas recebem quando somos convidados. O propósito era mostrar os temas desenvolvidos e dar dicas de como atuar nestes encontros com os alunos. Alan, Andrea, Denise, Emerson, Giovanna Pereira, Graci, Igor, Mara, Marcela, Michelle, Paloma, Paula, Reginaldo Thamara mostraram interesse pelos temas abordados e um salutar debate se estabeleceu dirimindo dúvidas e questionamentos.  

Cozinha Solar na Usina do Gasômetro 
Após a capacitação para novos palestrantes, os voluntários presentes participaram de outra importante atividade agendada para o sábado: Mantra Solar. Esta atividade foi ministrada por Thamara e Michelle que integram o grupo "Multuplicador Solar" criado pelo Greenpeace Brasil com o propósito de solarizar este pais continente e ocorreu das 17h às 18h.

Vale salientar que, para ministrarem este mantra ao grupo,  Thamara e Michelle estiveram em São Paulo para treinamento e aprendizagem com a nossa Dama Solar Vânia Stolze e sua equipe. As gurias aprenderam a instalar placas solares em escolas e também tiveram treinamento sobre tudo que envolve a energia solar e como alavancarem este projeto a nível nacional. 

Das 17h às 18h, as meninas apresentaram o projeto "Multiplicador Solar" e instigaram os voluntários a participarem de oficinas sobre o tema e também divulgaram maiores detalhes sobre as ações que o grupo dos multiplicadores e o grupo de voluntários de Porto Alegre podem desenvolver no Rio Grande do Sul. A ideia, é que o Grupo de Voluntários de Porto Alegre, em parceria com os Multuplicadores, possam desenvolver ações que coloquem em prática instalações de placas solares nas escolas e também exigir dos poderes do executivo estadual e municipal, políticas de apoio às energias renováveis , principalmente a solar. Precisamos mudar nossa matriz energética e utilizar, de forma mais abrangente possível,esta energia que é renovável, sustentável e ecologicamente correta.

No domingo, o grupo de voluntários já estava pronto para outra importante atividade: Ponto Verde na Usina do Gasômetro. A atividade ocorreu das 14h às 17h e teve como propósito levar aos gaúchos a Campanha do Desmatamento Zero que visa tornar crime ambiental o desmatamento de nossas matas nativas. 

Durante o evento, os voluntários Alan, Cínthia, Igor, Renata e Maria Alice obtiveram 46 assinaturas para a nossa petição. 

O público presente na Usina do Gasômetro também teve a oportunidade de conhecer nossa cozinha solar e os benefícios desta importante energia renovável e abundante em nosso país. 


Abaixo, o relato do primeiro Ponto Verde realizado pela nova voluntária Maria Alice Seidel:

Maria Alice Seidel
"Primeiro dia como voluntária do Greenpeace. Após os treinamentos iniciais e o convite para integrar o grupo de Porto Alegre, escolhi uma atividade de Ponto Verde para começar. Montamos o ponto na Usina do Gasômetro, um local muito frequentado nos finais de semana. Soube que os administradores da Usina sempre são atenciosos com as causas ambientais e colaborativos com os pedidos dos coordenadores do grupo, o que é algo muito bom. Eu me perguntava justamente quais os obstáculos que o grupo encontra para suas atividades e gostei de saber que ali somos bem recebidos.

Foram apresentados no ponto verde os materiais ligados ao uso da energia solar e também o projeto de lei sobre o desmatamento zero. Em relação à abordagem das pessoas para recolher as assinaturas, contei com a ajuda dos colegas voluntários presentes no evento que me orientaram sobre como devemos nos apresentar e iniciar a conversa sobre a importância do projeto e de cada assinatura. Fiquei um pouco surpresa com o desconhecimento de muita gente a respeito do projeto, tendo em vista principalmente a ampla divulgação. E também estranhei o fato de que era necessário ir até os grupos reunidos no gasômetro para explicar o projeto e recolher as assinaturas, tendo em vista que poucos foram diretamente até o ponto para obter informações sobre a campanha. Mas gostei muito da atenção do pessoal do rock, que estava reunido ali para um show. Ao saber do projeto e já conhecendo o nome do Greenpeace se prontificaram a assinar e a se juntar a aqueles que também entendem que o desmatamento tem que parar ou o planeta irá sofrer ainda mais.

De qualquer forma, esta não é uma luta fácil. Deveria ser, as pessoas deveriam entender que cada dano ambiental, por menor que seja, terá um grande impacto mais cedo ou mais tarde. No entanto, creio que cada assinatura demonstra uma confiança que pode ter nascido ali e talvez se amplie, mesmo com pequenas atitudes. Até que um dia não seja mais necessário promover um evento de conscientização e apoio, mas sim que a própria sociedade e o poder público possam entender que a proteção do meio ambiente é essencial para a vida de todos".


Nenhum comentário: