quarta-feira, 6 de maio de 2015

Frente Parlamentar em Defesa dos Recursos Hídricos

Encontro com a Frente Parlamentam em Defesa dos Recursos Hídricos e o secretário do Meio Ambiente de Cachoeirinha

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Carolina Zeidler
A convite da vereadora Jacqueline Camargo Ritter, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre participou, na tarde de ontem na Câmara de Vereadores de Cachoeirinha, de uma reunião com o secretário do meio ambiente do município, Fernando Medeiros. 

A pauta da reunião foi apresentar, ao grupo de ambientalistas do Green de Porto Alegre, Emerson, Erick, Matheus Andrade e Valdeci o Projeto de Resolução número 05/15 que criou a Frente Parlamentar em Defesa dos Recursos Hídricos de Cachoeirinha e detalhar os objetivos propostos pela tal Resolução e o trabalho a ser desenvolvidos pela Frente Parlamentar que a vereadora Jacqueline C. Ritter integra. 

Constitui-se como finalidade da Frente Parlamentar a defesa dos recursos hídricos do município de Cachoeirinha, desenvolver políticas públicas em defessa do meio ambiente, desocupação de áreas de preservação permanente, monitoramento da qualidade da água e preservação das nascentes. 

Os pontos a ser atingidos serão: Mapear e regristrar no registro de imobveis as nascentes, banhados e arroios; criar incentivo fiscal para áreas identificadas como área de preservação permanente; debater e criar política visando a desocupação em área de preservação permanente; estudar e criar monitoramento da qualidade da água em arroios e rio (identificando quem polui) dentro do município e vizinhos; consórcio entre os municípios para aluguel de máquinas adequadas para limpeza de arroios e desenvolver política pública para caso das enchentes em especial o bairro Rincão. 

Ao término do encontro, em que foram debatidos inúmeros assuntos de interesse comuns, como a situação do Mato do Júlio, a preservação e limpeza do Dique, a realidade do aterro sanitário e a coleta seletiva, a Lei de Mobilidade Urbana e outras questões relativas ao meio ambiente, o grupo de voluntários do Green de Porto Alegre recebeu documentos da Frente Parlamentar que serão enviados para a sede do Greenpeace Brasil em São Paulo para análise e, se for o caso, criarmos uma parceria para tornar realidade as propostas da Frente Parlementar e somar esforços na obtenção de recursos públicos para o mapeamento das nascentes. Segundo ressaltou a vereadora  Jacqueline C. Ritter , "Esse referenciamento será inédito em nossa regição, fazendo de Cachoeirinha, referência e modelo para outras cidades no que se refere à geolocalização de áreas úmidas". 

Vereadora Jacqueline e Secretário Meio Ambiente assinam petição do DZ
Na oportunidade, a vereadora Jacqueline e o secretário do meio ambiente, Fernando Medeiros, assinaram a petição do Desmatamento Zero e ambos receberam materiais gráficos das campanhas realizadas pelo Greenpeace. 

Sobre esta possível parceria, declara a vereadora Jacqueline em sua página no Facebook: " Isso sem dúvida, é motivo de orgulho e esperança de que nossas nascentes terão a proteção merecida, dando para as futuras gerações a garantia de que dias melhores estão por vir, sem escassez de água e abastecimento sustentável para todos".


Nenhum comentário: