segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Mutirão do Reflorestamento 2015 - Dia Verde II


O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre esteve presente no mutirão do reflorestamento 2015, sendo esse um evento de mobilização nacional.


Nas últimas semanas, mal lembrávamos que em meio de tanta chuva e mal tempo, ainda existia o sol. Incrível como a natureza nos mostra que a vida pode mudar em um piscar de olhos. Acreditar que faria sol no domingo de hoje, no começo da semana era praticamente impossível, mas que belo domingo e que belo sol. Depois de dois adiantamentos de datas para o mutirão de reflorestamento, podemos afirmar que valeu a pena à longa espera. Colocar a mão na terra fofa e conversar com a mudas, nunca nos deixou tão realizados. Queimar o rosto, ganhar bolhas no pé e calos nas mãos, são algumas das marcas mais leves e prazerosas que os voluntários de hoje levaram para casa. 


Dos cerca de cinquenta voluntários no Quilombo dos Alpes, nove do Grupo de Voluntários Greenpeace Poa estavam presentes no local. O clima era de confraternização e alegria, como se um grupo de amigos estivessem se encontrando depois de muito tempo distantes. A satisfação estava estampada no sorriso de todos, mas nenhum olhar estava mais contente que o olhar de Dona Janja, líder da comunidade. Podemos perceber hoje de uma forma muito positiva, a diferença que uma árvore pode fazer num local e/ou numa pessoa. 


O aprendizado deste mutirão quebrou barreiras. Foi uma mescla muito grande de conteúdo, desde o técnico ambiental ao mais puro social e é difícil diferenciar as "matérias" nesse jogo de aluno/professor.


Pela parte da manhã, tivemos algumas palestras antes de começar o plantio; Dona Janja contou um pouco da história do quilombo, desde a sua formação, reconhecimento, luta para manter o local protegido e longe da especulação imobiliária e o incêndio criminoso que resultou na perda de todo o pomar da área há alguns anos atrás.


Outros voluntários falaram um pouco da campanha do DZ e de como conheceram o quilombo numa bela linha cruzada entre amigos e parceiros de trabalho. Logo após recebemos as instruções de Ibirá em como poderíamos distribuir as mudas entre as covas que foram abertas no dia 12 de setembro, além disso estudantes do Urbanizzar falaram um pouco sobre o projeto que desenvolvem e sobre o documentário que será produzido sobre o mutirão. E então a grande hora havia chegado! Cerca de 130 mudas foram plantadas em meio de muitas risadas e trocas de informações referente às melhores técnicas de plantio. Todos colocaram a mão na terra, enxada e pá. Esse processou durou cerca de 2 horas e chegando por volta do meio dia, a cozinha da associação já estava nos esperando com o almoço caseiro pronto. Culinária inclusive, que é levada a cerca de 10 anos para a feira de agricultura familiar na Expointer.




Passado o almoço, realizamos uma pequena reunião para combinarmos as próximas ações de acompanhamento no local, surgindo novas ideias no caminho, como a criação de uma horta no local e a criação de um telhado verde para a associação, assim como, em como podemos ajudar o sonho da Dona Janja de transformar o quilombo em uma área de turismo; Assim que terminou nossa pequena reunião, alguns voluntários resolveu usar um pouquinho da força e levantar e apoiar uma árvore de Capororoca que estava querendo cair em razão do vento forte da região. Logo depois encerramos o dia com uma trilha guiada pela área do quilombo, que é localizado no morro dos Alpes. Um local com uma vista panorâmica e linda da cidade de Porto Alegre e do nosso querido Rio Guaíba. Passamos pelo local onde a fundadora e primeira moradora do quilombo fixou sua residência, hoje, apenas restam um pouco das pedras que a casa era feita, além de baixos muros e um pequeno poço já não utilizado mais. Também encontramos uma árvore caída por ter sido atingida por um raio, um pequeno retrato das semanas chuvosas que nos fizeram adiar em um mês o mutirão.


A mudança de clima constante nesse último mês reforçou ainda mais em todos os envolvidos a importância de plantar e preservar. Os benefícios são imensuráveis, tanto para as pessoas que moram no quilombo como para a comunidade ao redor. A beleza de ações como essa é a consciência plantada em formas de sementes, a mudança de atitudes, o nado contra a correnteza, é saber que é possível mudar o mundo em pequenos passos e corajosas atitudes. E saímos de lá com a certeza de que hoje foi só a primeira concretização de todas as idealizações e comprometimento que temos com aquele local, com a cidade de Porto Alegre e com a campanha de Desmatamento Zero Nacional; particularmente para o Grupo de Voluntários Greenpeace Porto Alegre, foi uma envolvente e gratificante comemoração da entrega da Lei de Iniciativa Popular Desmatamento Zero na última semana para o senado em Brasília. Que as mudas plantadas na terra e em cada pessoa que participou hoje cresçam fortes e ousadas, para que possamos multiplicar ainda mais a consciência e preservação da natureza.

Acesse a galeria de fotos clicando AQUI



Nenhum comentário: