terça-feira, 28 de abril de 2015

Vamos Solarizar o Brasil!

Ponto Verde na Redenção

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Kevin Montagner

Domingo de sol, o Parque da Redenção lotado e o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre marcou presença nesta acolhedora e simpática praça com sua Cozinha Solar para mostrar aos gaúchos, mais uma vez, esta energia limpa, sustentável e que pode ser uma realidade neste país solar. 


Conscientização ambiental na Redenção
Os voluntários Alan, Cínthia, Emerson, Luana, Kevin, Marcela e Márcia revesavam-se na atividade de explicar o funcionamento, praticidade e a importância da energia solar e também na conscientização do público presente para a preservação das nossas matas nativas. 


Num país continental como o nosso, que é solar por natureza e com uma grande extenção de costa marítima, é inadmissível que ainda se priorize nossa matriz energética baseada nos combustíveis fósseis e nuclear. Seria mais lógico e, sustentavelmente correto, aplicarmos nosos recursos em energias limpas que não agridem o meio ambiente como a energia solar e eólica. 

Cozinha solar na praça
O Governo Fedeeral precisa, urgentemente, rever seus conceitos e seguir os exemplos de outros países que estão investindo seus recursos financeiros em outras plataformas energéticas respeitando a natureza e não exaurindo este planeta.

O Brasil tem, por natureza, este privilégio de contar com exelentes condições de incidência solar e de ventos e poderia (levando-se em conta também o aspecto econômico), aproveitar-se destes recursos e investir mais nestas áreas. 

O Ponto Verde ocorreu das 9h às 12h no domingo do dia 26 de maio de 2015 no Parque da Redenção e, durante o evento, foi possível colher 51 assinaturas para a petição do Desmatamento Zero. 


VAMOS SOLARIZAR O BRASIL! 







segunda-feira, 13 de abril de 2015

Primeiro Ponto Verde dos Novos Inconformados

Novos Guerreiros do Arco-Íris inspirando gaúchos para a preservação da floresta

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Alan Santos 


Uma turma de inconformados invadiu o Parque da Redenção para inspirar os gaúchos para a preservação das nossas matas nativas. Mais que uma ato de conscientização, também foi uma ação de pedir o aval da nossa gente com a assinatura  na Petição do Desmatamento Zero.   

Durante o primeiro Ponto Verde de 2015 que ocorreu neste domingo dia 12.04.15 das 14h às 18h, foi possppivel obter 67 assinaturas para a campanha do D.Z. Durante o evento, também foi possível mostrar às pessoas que circulavam no parque, nossa cozinha solar e falar igualmente da importância de investirmos muito mais em energias renováveis. Estiveram presentes na Redenção os voluntários: Alan, Andrea, Emerson, Gabriela, Kevin, Lauro, Márcia, Paula, Reginaldo e Thais.  

Neste primeiro Ponto Verde do ano, o Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, contou com a colaboração do ativista ambiental Patrick J.S. da ONG NAN (Nós Abraçamos a Natureza). 

Este é o espírito da coisa, o grupo participa de ações de outras ONGs que lutam pela preservação da natureza e elas nos ajudam em nossas demandas. A união faz a força como se sabe e estamos colocando este conceito em prática. 

Após a ação na Redenção, a voluntária Márcia Natasha Brodt da Silva, fez questão de deixar registrado neste espaço, sua experiência de ativista ambiental e sua visão particular da importância do trabalho desenvolvido pelo grupo: 


Quando a chuva, vem se sabe que algo vai mudar. Hoje, a mudança foi em mim. Com o meu primeiro contato com a população nas ruas, levando informações sobre a campanha do desmatamento zero, pude perceber que, por mais que pensamos que estamos prontos, nunca realmente estamos. A expectativa que eu tinha é que as pessoas seriam receptivas ao assunto abordado e de fato algumas foram. Porém, é triste pensar que num país de 200 milhões de pessoas, seja tão pesaroso conseguir o apoio real de 1,4 milhões. A falta de informações é grande e confusa, perde-se as linhas de ligações entre elas. Parece que a população vê muros e paradigmas onde deveriam ter pontes e conexões. Não só há um "pé atrás", como também há um "desprezo" pelo maior e único bem que temos, o meio ambiente. E talvez seja isso aquilo que vai me dar mais força e ânimo para sair às ruas, para sair às "redes", para fazer diferente; pois quando encontramos pessoas que admiram, valorizam e apoiam a mesma luta que você, vemos que é possível voltar a ganhar.

Por isso, cada assinatura hoje foi uma grande vitória, foi uma semente plantada com a chance de um dia se tornar uma árvore. E que as árvores que já existem não sejam destruídas pelo desmatamento e sim fortalecidas por cada sorriso, por cada boa tarde, por cada voto de confiança; pois se a vitória não vem até nós, nós vamos até ela.