quarta-feira, 16 de março de 2016

Palestra na Escola Especial Concórdia

Palestra para 70 alunos surdos da Escola Especial Concórdia

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, realizou na manhã de hoje (16.03.16), palestra na Escola Especial Concórdia localizada na capital gaúcha.

O convite para falar aos alunos sobre "Os Desafios das Mudanças Climáticas", partiu do professor Alexandre Fraga e o encontro ocorreu no auditório da instituição das 8h às 9h30 e contou com a presença de setenta alunos surdos e as professoras Gabriela Benaiter, Fernanda Guimarães, Donatella Camozzato, Tatiane Folchini Reis, Denize Bochernitsan e Tania Fleck Brittes e o professor Alexandre Fraga. 

A palestra foi traduzida na língua de LIBRAS pelos professores Tânia, Denize e Alexandre. Atentos e participativos, sempre se manifestavam quando incitados a responderem os questionamentos do palestrante Valdeci C. de Souza.


Alunos que apresentaram uma peça de teatro após a palestra 
Em razão da escola realizar um ótimo trabalho de conscientização ambiental e no currículo escolar já constar esta importante questão do aquecimento global, os jovens estudantes mostravam-se ávidos por mais conhecimentos e informações sobre o tema.

Após a palestra, os estudantes realizaram duas apresentações aos voluntários do Green de Porto Alegre Audrey, Denise e Valdeci. A primeira apresentação, foi uma teatralização da responsabilidade humana pela degradação do meio ambiente. Desmatamento e queimadas na amazônia, lixões a céu aberto, maus tratos aos animais, etc... Apresentaram também, claro aspectos positivos como a reciclagem e práticas sustentáveis de alguns humanos sensíveis às mudanças climáticas.

Outro grupo de alunos que se apresentaram aos voluntários
Depois do teatro, outro grupo apresentou temas relacionados ao meio ambiente e práticas sustentáveis e conclamando a todos a serem mais responsáveis com o futuro de todos.

O desejo expresso dos estudantes e professores nestas atividades apresentadas aos voluntários de forma sensível, emotiva e de qualidade foi uma só: Nós, como habitantes racionais, precisamos preservar este planeta para as futuras gerações e realizar práticas mais sustentáveis e de respeito a toda biodiversidade deste lar chamado terra.

Nas dependências da escola, os alunos expuseram muitos trabalhos escolares em forma de banners, cartazes e maquetes representando a decredação que o homem está praticando neste este planeta e algumas sugestões de outros trabalhos de como preservá-lo.

Materiais gráficos doados para a escola 
Foi emocionante ver todo o empenho dos alunos, professores e a direção da escola na acolhida ao Green de Porto Alegre. Mais gratificante ainda, segundo os voluntários presentes, foi receber o carinho de todos e a preocupação da instituição em passar aos seus alunos a consciência de respeito à natureza.
Parabéns e obrigado a todos!

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!



Segue abaixo depoimento da voluntária Audrey Vitória:

"A escola Especial Concórdia mostrou-se receptiva desde a chegada dos voluntários do Greenpeace, onde fomos acolhidos cordialmente. Antes mesmo de iniciarem as atividades na escola pudemos observar o desenvolvimento da abordagem dos trabalhos dos alunos da Instituição. Fomos apresentados a maquetes e cartazes onde se fizeram fortemente presente o engajamento e conscientização da comunidade escolar com as práticas sustentáveis e apreocupação com os atuais problemas ambientais. 

Durante a palestra, os alunos participaram ativamente, mostrando interesse sobre as questões das mudanças climáticas. Ao término da abordagem do Greenpeace, os discentes apresentaram aos voluntários uma série de apresentações que variaram entre poemas, musicalidade e teatro motivados pela celebração ao dia 16 de março que é o dia nacional de conscientização das mudanças climáticas. 

A participação da comunidade escolar Concórdia foi muito gratificante e emocionante para os voluntários, com a percepção de que desde muito cedo as pessoas já estão se conscientizando do atual cenário ambiental e exercendo seu papel enquanto cidadãos. Apostamos num futuro melhor para resolução de problemas sócio-ambientais com o comprometimento das novas gerações."

Nenhum comentário: