domingo, 5 de junho de 2016

Plantio de Árvores no Dia Internaciional do Meio Ambiente

No dia Internacional do Meio Ambiente o plantio de 19 árvores na Praça Estado de Israel

O Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre aproveitou o dia 5 de junho, data em que se comemora o dia Internacional do Meio Ambiente instituído pela ONU, para fazer o plantio de 19 árvores na Praça Estado de Israel, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, RS.

A ideia era fazer nesta data especial, uma atividade que fosse muito além de um simples ato simbólico de comemoração, mas uma ação efetiva e, acima de tudo, que servisse de exemplo para a comunidade de que é possível sim fazer a diferença e recuperar espaços verdes na capital gaúcha. O objetivo era recuperar os espaços arborizados de Porto Alegre que sofreram grandemente com o forte vendaval que destruiu muitas praças e tombou por terra belas árvores, muitas delas, centenárias.

Claro que o Green Porto Alegre não planejou e executou este plantio de árvores sozinho. Muitas parcerias foram necessárias para tornar viável o trabalho finalmente realizado nesta data com sucesso. Vejamos os parceiros que tornaram tudo isso possível: O Arquiteto Paisagista, Ibirá Lucas e Pedro Loss do Fórum Ambiental; Marcelo Soares do Grupo Raiz; Francisco Carlos C. S. Kuwer, biólogo e conselheiro do COMAM pelo InGá; Luís Webber da AGAPAN; Núcleo Ambiental do Coletivo a Cidade Que Queremos, MoGDeMA e moradores do entorno da Praça Estado de Israel que se comprometeram a preservar a praça e suas árvores. A supervisão técnica da SMAM, através do secretário Léo Antônio Bulling e do Engenheiro Florestal Ricardo, foi de suma importância.

No plantio das 19 árvores na Praça Estado de Israel neste domingo (05.06.16) das 9h às 14h, estiveram presentes, além dos parceiros citados acima, os voluntários do Green Porto Alegre, Cinthia Bordini​, Denise S de Souza​, Emerson Prates​, Felipe Goulart Reginatto​ (acompanhado de sua filha Luisa), Mara Brum​, Luciele e Valdeci C. de Souza.


Esta parceria vai continuar em outros projetos pela cidade, seja no plantio de árvores e recuperação de praças na capital ou mesmo em outros projetos que beneficiam a todos e tornem a capital gaúcha um lugar legal de se viver e curtir a natureza. Este é o nosso propósito, ser um grupo ambientalista que pretende realizar, além de ações simbólicas e fotos oportunidades, ações concretas que tornem nosso país mais verde e pacífico.


Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI! 


Texto e Fotos: Valdeci C. de Souza


Nenhum comentário: