sexta-feira, 22 de julho de 2016

Palestra na E.M.E.F. Professor Anísio Teixeira

Alunos EJA da EMEF Professor Anísio Teixeira preocupados com a construção das hidrelétricas no Rio Tapajós. 

O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, na capital gaúcha para ministrar a palestra "Os Desafios das Mudanças Climáticas" a convite do professor Gustavo Bastos.

Os voluntários Emerson Prates, Paula Dreher e Guga Bastos, falaram para 60 alunos do E.J.A e respectivos professores da instituição de ensino no período das 19h20 às 21h40. Entre os temas debatidos durante a palestra, destacam-se: Mudanças climáticas, gases do efeito estufa, obsolescência programada, consumo responsável, práticas sustentáveis e a história do Greenpeace com suas ações e campanhas no Brasil e no mundo. 

O projeto do governo federal de construir usinas hidrelétricas no Rio Tapajós - em pleno coração da Amazônia - também foi debatido com os estudantes. Os grandes impactos ambientais e sociais na construção das barragens no único rio livre do Brasil - o Tapajós - foi recebido por todos com grande perplexidade. O debate logo se estabeleceu em razão da preocupação de todos com a extinção da flora e fauna endêmicos da região, a desapropriação das terras de doze mil índios Mundurukus entre outros dez crimes ambientais citados no relatório "O Rio da Vida" disponível em PDF no site do Greenpeace Brasil. 

Após a palestra, o professor Gustavo Bastos recebeu materiais gráficos de campanhas da ONG para ser exposto na biblioteca da instituição para pesquisa de alunos e professores. Ficou acertado também, em razão da grande receptividade de todos com o Green Porto Alegre, a realização, num futuro próximo, oficinas de produção de stencil e pinturas de camisetas da campanha "Salve o Coração da Amazônia"#ArteTapajós

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Paula Dreher


Nenhum comentário: