domingo, 18 de dezembro de 2016

Bioma Pampa RS

   Ontem, 17 de dezembro, comemorou-se o Dia Nacional do Bioma Pampa, data escolhida em homenagem ao nascimento do ambientalista José Antônio Lutzenberger. Para marcar a data, realizou-se sexta, em Porto Alegre (RS), a celebração Faces, Cultura e Identidade do Bioma Pampa.
     Na mesa, representantes de povos e comunidades tradicionais do Pampa falaram sobre os grandes perigos e desafios enfrentados pelas comunidades e pelo bioma: o cacique Kaingang Dorvalino Refej Cardoso, da aldeia Por Fi Guá, o cacique Guarani Jaime Vherá Guyrá, da aldeia Cantagalo, e o pecuarista familiar Fernando Pires Moraes Aristimunho, que integra a equipe do Projeto Pampa, da FLD.
      Também à mesa, o professor Roberto Verdum, da UFRGS, apresentou mitos e diversidades do Pampa. Líderes e participantes de ONG's locais colocaram em pauta problemas que o povo indígena e proprietários de micro agronegócio passam com donos de terras maiores. O descaso público com a qualidade de vida com o povo no interior do estado. Também foi colocado estudos sobre o impacto da Pinus sp. 

Nenhum comentário: