terça-feira, 6 de junho de 2017

Palestra na Instituição Educacional São Judas Tadeu



O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve na tarde desta terça-feira (06.06.17), na Instituição Educacional São Judas Tadeu, em Porto Alegre, RS. para falar com seis turmas do  e anos do ensino fundamental.

O convite para participarmos do Fórum de Sustentabilidade São Judas Tadeu, partiu da Coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da instituição, Cláudia P. Rovani. A palestra ocorreu no auditório das 14h20 `as 15h30 e contou com a presença de 180 alunos e 8 professores.

Durante o encontro, os alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa escolar sobre as atividades do Greenpeace no Brasil e no mundo. Dentre os trabalhos expostos no palco do auditório, foi possível apreciar maquetes, desenhos, pinturas, redações sobre a ONG e outras apresentações criativas desta gurizada realmente preocupada com a questão ambiental.

Foi emocionante ver o empenho e o carinho demonstrado por estes jovens estudantes em receber-nos.  Os voluntários Anderson, Denise e Valdeci sentiram naquele momento que o trabalho de conscientização ambiental nas escolas vale realmente a pena e, quando a escola também realiza este trabalho de forma responsável e dentro da sua pedagogia de ensino, tudo é mais gratificante.

O bate-papo com os alunos foi produtivo já que todos tinham perguntas a serem formuladas e depoimentos a serem feitos. Entre os muitos temas debatidos com os alunos pelo palestrante Valdeci C. de Souza destacam-se: Práticas sustentáveis, consumo responsável, respeito ao meio ambiente e a questão climática que afeta a todos. 

Durante a palestra, foram exibidos vídeos institucionais e motivacionais para melhor ilustrar a responsabilidade que cada um precisa ter com a preservação ambiental.

Ao final do encontro, a escola recebeu a doação de materiais gráficos de nossas campanhas para serem expostos na biblioteca para futura consulta de alunos, professores e a comunidade escolar.






Depoimento do voluntário Anderson Centeno:



“Hoje participei como ouvinte e fotógrafo da palestra na escola São Judas Tadeu. Foi mágico receber o reconhecimento de crianças do 4° e 5° ano com trabalhos lindos como cartazes, textos.

É muito apaixonante saber que uma escola incentiva e trabalha com seus alunos desde tão cedo assuntos tão importantes como esse. Salvar o planeta e ser sustentável estava na ponta da língua daquelas crianças que participaram muito ativas e ansiosas da nossa palestra com perguntas e depoimentos.

Eu sou estreante nas palestras do Projeto Escola e vivenciar o dia de hoje com aquelas crianças só aumentou a minha vontade de continuar nesse caminho com o Greenpeace, espalhando conhecimento e aprendendo também.

Não vejo a hora da próxima palestra que será, enfim, dada por mim.


Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI!


Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Anderson Centeno
Logística: Denise da S. de Souza 


Nenhum comentário: