segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Palestra Colégio Santa Tereza de Jesus



O Projeto Escola, do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre, esteve, na manhã desta segunda-feira (07.08.17), no Colégio Santa Tereza de Jesus, na capital gaúcha, para ministrar a palestra “Os Desafios das Mudanças Climáticas” a convite do professor de física Márcio Marques Lopes de Oliveira.

Antes do início da palestra, o Professor Márcio M. L. de Oliveira, fez questão que aos voluntários do Green Porto Alegre assistissem a apresentação que seus alunos estavam divulgando aos demais colegas da instituição sobre a pesquisa escolar sobre os acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima e o Acidente de Goiânia (Césio-137) que vitimou mais de seis mil brasileiros. Outro trabalho apresentado tratou do ataque nuclear americano contra as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki que culminou com o fim da segunda guerra mundial. 

Muito interessante os trabalhos e as devidas explicações que os alunos que participaram da pesquisa passaram para os demais colegas e professores. Mais legal ainda, foi saber que parte destes alunos já tinham participado anteriormente de outro trabalho escolar desenvolvido pelo Professor Márcio, sobre “O Julgamento do CO2” (Dióxido de Carbono) um dos gases responsáveis pelo aquecimento global.

Foi muito legal (e emocionante) chegar no Colégio Santa Tereza de Jesus e testemunhar o empenho de professores (e a direção da escola) preocupados com temas ambientais e, acima de tudo, pelo belo trabalho de conscientização de seus alunos para que estes assumam a responsabilidade pelos seus atos e que comecem, a partir destes trabalhos, palestras e tudo mais, a adotarem práticas sustentáveis para que possamos diminuir as emissões de gases do efeito estufa e a transformar este planeta mais verde e sustentável. Parabéns aos alunos e aos professores envolvidos neste projeto de amor e de respeito a mãe terra.

A palestra foi realizada das 10h30 às 12h15 e contou com a participação de aproximadamente 90 alunos dos anos finais do ensino médio e professores. Os temas desenvolvidos com os alunos foram: Aquecimento global, obsolescência programada, consumo responsável, campanha #DefendaOsCorais, energias renováveis e a história do Greenpeace e suas ações no Brasil e no mundo. Durante o encontro os presentes assistiram também vídeos institucionais e motivacionais.

Até o Bob Esponja apareceu para dar o seu recado: Ele está furioso com a empresa britânica BP e a empresa francesa TOTAL por estarem com projetos de exploração de petróleo próximos aos recém descobertos recifes de corais na Amazônia. Bob Esponja pediu que os alunos assinassem a petição para barrar este projeto criminoso de colocar em risco este bioma recentemente descoberto.

Os voluntários Anderson, Denise, Emerson e Valdeci participaram desta palestra histórica e deixaram claro, mais uma vez, que os jovens podem mudar o futuro com ações sustentáveis no presente. Foi uma palestra, positiva na certeza que estes alunos assumirão a responsabilidade da transformação verde.

Para acessar o álbum completo de fotos, clique AQUI!

Texto: Valdeci C. de Souza
Fotos: Denise da S. de Souza
Logística: Anderson Centeno

Nenhum comentário: